A um dia do fim do prazo, 24% dos eleitores justificaram ausência no 1ª turno no Ceará

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, dos 1.112.211 eleitores deixaram de votar no dia 15 de novembro de 2020, somente 267.965 justificaram a ausência


Título de eleitor digital (e-Título). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Faltando um dia para o fim do prazo dado pela Justiça Eleitoral para que eleitores que não foram às urnas no primeiro turno das eleições municipais justifiquem a ausência, apenas24% dos eleitores cearenses nessa situação já realizaram o procedimento.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, dos 1.112.211 eleitores deixaram de votar no dia 15 de novembro de 2020, somente 267.965 justificaram a ausência. Para os faltosos no segundo turno, o prazo para justificativa é até o próximo dia 28 de janeiro.

A justificativa pode ser feita através do aplicativo E-título, disponível nas lojas virtuais para celulares, e pelo Sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral. Ou, ainda, via postal, imprimindo o Requerimento de Justificativa Eleitoral no Sistema Justifica e, após isso, remeter a solicitação, junto com a documentação que comprove o motivo da falta, à sua Zona Eleitoral.