A tecnologia blockchain como estratégia de longo prazo para a sustentabilidade. Por Alan Kardec


Por Alan Kardec, CSO da Blockchain One. Foto: Divulgação

Embora a tecnologia blockchain seja mais associada com o setor financeiro (criptomoedas, tokens de governança, NFT, criptoativos), casos de uso para blockchain no campo da sustentabilidade social e ambiental têm revelado o potencial da tecnologia para revolucionar as relações entre a sociedade e iniciativas que buscam minimizar impactos no meio ambiente.

O termo sustentabilidade é frequentemente associado a causas ambientais. Contudo, o termo não se refere apenas a uma abordagem equilibrada do consumo de recursos, mas também abrange a necessidade de crescimento econômico, governança, bem como desenvolvimento social.

Atualmente, existem vários modelos e estratégias para cumprir o papel da sustentabilidade em diversos setores da indústria e da economia. Uma das mais amplamente referenciadas é o ESG – Environmental, social and corporate governance – (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Uma estrutura ESG aborda como uma organização atende a todos os seus stakeholders, desde funcionários, comunidades, consumidores e o próprio planeta. Mas o que a tecnologia blockchain tem a ver com isso?

A capacidade da tecnologia blockchain de rastrear, armazenar e compartilhar com segurança, até mesmo de forma descentralizada (sem intermediários), os dados que sustentam a implementação e o sucesso de projetos com foco na sustentabilidade para atender critérios ou demandas de modelos baseados em ESG, é ponto chave para uma maior transparência de resultados que possam estar disponíveis para o mundo, sem a possibilidade de qualquer adulteração.

Seja no rastreamento e simplificação da cadeia de suprimentos de alimentos, reduzindo o consumo de energia ou solidificando a confiança e a transparência por meio de contratos inteligentes, o blockchain desempenha um papel significativo na maneira como a humanidade enfrenta alguns de seus desafios de sustentabilidade mais urgentes.

A 5ª edição do Fórum Blockchain promete ser um palco virtual de debates e apresentações sobre a importância dessa tecnologia. Com uma grade de palestrantes e empresas de relevância, o Fórum Blockchain também cobrirá temas relativos ao uso corporativo; cadeia de distribuição; contratos inteligentes; registros e direitos autorais; identidade, transparência e segurança cibernética; ESG; rastreabilidade; saúde; energia e área pública. Além de cases de sucesso de uso por grandes empresas e startups em diferentes segmentos de mercado.