A evolução de Aracati através de uma gestão pública transformadora, por Bismarck Maia

Empreender em cidade organizada e bem gerida é mais promissor. Aracati respira novos ares. Isso se deve ao desenvolvimento sem precedentes que se iniciou há quatro anos atrás e agora segue por mais quatro anos.


O prefeito de Aracati, Bismarck Maia visita a obra de um equipamento público para os jovens similar aos Cucas de Fortaleza. Aracati em tupi-guarani significa “Terra dos Bons Ventos”.

Localizada no interior do Estado do Ceará, especificamente no Litoral Leste, o município de Aracati passa por um momento ímpar de sua breve história de 178 anos de emancipação. Conhecida internacionalmente pela praia de Canoa Quebrada, a Terra dos Bons Ventos recebe destaque (até nacional) pelo modelo de gestão pública que desenvolvemos, mormente pelas transformações urbanas, sociais e econômicas.

Reeleito em 2020, temos a responsabilidade de continuar fazendo de nossa gestão um marco histórico nas mudanças políticas, inovação administrativa, participação popular e investimentos estruturantes nos principais setores da vida econômica e social. Assim, a cada dia nos transformamos numa das melhores cidades para se viver no Brasil.

O canteiro de obras instalado no município, que fica a 136 km da Capital, desde o início de nossa primeira gestão, foi o maior de todos os tempos na cidade. Algo inigualável em qualidade, quantidade e valores financeiros. Nunca se viram tantos investimentos em tão curto período, seja na Educação, na Saúde, Cultura, Esporte, Lazer, Segurança e outros.

São diversos os destaques da contundente e profunda ressignificação do nosso movimento administrativo popular. Tudo pensado, discutido e decidido com a população no início da gestão nas já tradicionais – e, agora referência – Rodas de Conversa. Faremos o mesmo neste ano.

A construção de praças de lazer com parquinhos e academias, mais de 20 novas areninhas, pavimentação asfáltica de diversas estradas vicinais, construção de novas escolas e reforma de tantas outras dando-lhes o melhor padrão. As salas de aula renovadas com ar-condicionado, lousas digitais, alunos com tablets etc.

Reformamos, equipamos e temos hoje o mais moderno e melhor hospital municipal. Temos o menor índice de mortalidade infantil. O Ginásio poliesportivo, antes fechado, hoje está todo reformado com piso olímpico.

Realizamos e estão em curso de forma pioneira, obras de drenagem na sede do município, com problemas ainda graves por ter sido instalado em área de leito do Rio Jaguaribe, todas com recursos próprios.

Mais de 70 quilômetros de estradas vicinais foram asfaltadas desenvolvendo todas as regiões do município. Implementamos concursos públicos que há vinte anos não acontecia, fato que comprometia fortemente a eficiência de setores como, por exemplo, a Educação.

Um regime de responsabilidade, austeridade com o erário e equilíbrio nas contas públicas levou nosso município a atingir nota A, atribuída pela Secretaria do Tesouro Nacional, à sua capacidade de pagamentos.

Incontáveis e notáveis são os benefícios que podem ser descritos pela importância para uma população que é merecedora dessa atenção, mas que foi desgastada pelo desinteresse público por anos a fio. O executivo de Aracati, com base no diálogo, trabalha em conjunto com os mais variados nichos da sociedade para uma perfeita integração do público com o privado, do coletivo com o individual.

Nossa grande aposta para este novo mandato deve ser, como já anunciado, fortalecer esse modelo de gestão que vem se destacando em todo Ceará, com respaldo, inclusive, a nível nacional. A agricultura e irrigação deverá ser prioritária da nova gestão, com trabalhos voltados para a valorização da fruticultura e do incentivo à produção familiar.

Na saúde, o reformado e modernizado Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED), uma instituição polo, receberá, em breve, um Centro de Imagens com novas salas e aparato técnico. Também receberá duas novas salas de cirurgia no padrão com o que se tem de melhor na área.

Ainda na saúde e já com Hospital classe A, nosso objetivo é fazer o mesmo para as Unidades Básicas e as dezenas de postos do município. Ou seja: boas instalações, bons equipamentos e equipe técnica de plantão.

Já na educação, pedra angular de qualquer projeto de desenvolvimento que se preze, as mudanças não são somente estruturais, que são significativas e necessárias, pois o aluno se sente acolhido e os profissionais confortáveis. Estamos construindo parcerias para efetivar a qualidade do ensino, algo que não tem efeitos imediatos, mas a longo prazo.

Quanto ao desenvolvimento econômico, o turismo sempre será alvo das nossas investidas. Tenho longo histórico no setor. Não temo afirmar que conheço os caminhos. Já estruturamos nosso litoral e faremos muito pois acreditamos que onde há turismo, a renda está garantida.

Significativos investimentos em diversos setores, a melhor urbanização local, um belo paisagismo, sensibilizam e atrai o faro dos empreendedores para novos negócios, tendo em vista que empreender em cidade organizada e bem gerida é mais promissor.

Fazer e bem executar, abrem portas governamentais, estaduais e federais. Essa credibilidade, a plural e grandiosa parceria com o Governo Estadual, foram responsáveis por todos esses investimentos. Impõe-se registrar, até em agradecimento, a representação do Deputado Federal Eduardo Bismarck que, em apenas dois anos de mandato, viabilizou mais de trinta milhões de reais para Aracati. Notadamente para ás áreas de Saúde e Educação.

Tudo isso, em conjunto, explica os motivos pelos quais Aracati escolheu permanecer com o modelo de gestão que revolucionou a História da cidade localizada na na ponta do mapa cearense. Aracati respira novos ares. Isso se deve ao desenvolvimento sem precedentes que se iniciou há quatro anos atrás e agora segue por mais quatro anos, devolvendo a “alegria de ser aracatiense”.