Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

A ESA-CE como centro de debates nacionais

Andrei Aguiar é presidente da ESA-CE. Foto: Divulgação.

Por Andrei Aguiar
Post Convidado

Em tempos de intensas modificações legislativas, aliadas a uma grave crise financeira e um alto índice de desemprego, assolando todos os setores da área jurídica, a capacitação assume uma função fundamental como fonte propulsora de bons caminhos para um futuro próspero.

Os grandes debates devem ser puxados pela academia, aliando aqueles atores de relevo nacional, aos bons profissionais dos mais longínquos rincões do nosso país, como forma de buscarmos soluções e também de transferirmos conhecimentos novos aos profissionais do meio jurídico.

Nesse espeque, a ESA-CE buscará fomentar grandes debates, marcando a sua inclusão no cenário nacional, realizando grandes eventos acadêmicos nas mais diversas áreas do direito.

Para iniciar a série de eventos, teremos o “ENCONTRO ESA de Direito Público”, trazendo nomes de relevo local e nacional, como o Presidente do TCU, José Múcio Monteiro (DF); o Ministro STJ e TSE, Jorge Mussi (DF); o Desembargador Leonardo Carvalho (PE), do TRF da 5ª Região; o Subprocurador Geral do Ministério Público de Contas junto ao TCU, Paulo Bugarin (DF); o Presidente do TCE, Edilberto Pontes (CE); o Superintendente da CGU no Estado do Ceará, Giovanni Paccelli (CE); O Desembargador Paulo Albuquerque (CE), do TJCE; o Juiz Eleitoral do TRE-CE, Tiago Asfor Rocha (CE); o Conselheiro Federal da OAB, André Costa (CE); dentre outros nomes de peso.

Iniciar com direito público é uma excelente oportunidade para discutirmos temas palpitantes na sociedade e que se refletem diretamente no mundo jurídico, seja pela inovação legislativa, seja pela busca de um melhor funcionamento dos órgãos julgadores e de controle.

Nesta esteira, a Lei Anticorrupção, o Compliance no Setor Público, o Financiamento de campanhas eleitorais, a utilização da tecnologia no controle das contas públicas, por exemplo, afiguram-se como temas extremamente relevantes, que serão trazidos ao debate pela Escola Superior de Advocacia do Ceará.
O evento é uma realização da ESA Ceará e Fundação Capistrano de Abreu, em parceria com o portal Focus.Jor, Fecomércio Ceará, Banco do Nordeste (BNB/Governo Federal ), Grupo Marquise, Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE ), Instituto Cearense de Direito Eleitoral (ICEDE ), Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e Hard Rock Cafe Fortaleza.

Mais notícias