35 anos do Ibef Ceará. Por Luiz Trotta

"O ano de 2020 foi atípico em razão da pandemia, e para isso, tivemos que nos adaptar"


Presidente do Ibef-Ceará, de março 2019 a fevereiro 2021. Foto: divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A essência do Ibef Ceará é o debate salutar, promovendo conhecimento, assegurando o network e o intercâmbio de informações e experiências entre seus associados. A história mostra que ao longo dos últimos 35 anos, o Ibef participou do debate econômico em todas as esferas, com foco não apenas no executivo, mas na sociedade.

O ano de 2020 foi atípico em razão da pandemia, e para isso, tivemos que nos adaptar. Em razão do distanciamento social, não pudemos promover, por exemplo, o Prêmio Equilibrista, mas potencializamos nosso calendário de ações destinadas a apoiar os executivos a tomarem decisões mais seguras e assertivas, além de ajudar a sociedade em questões assistenciais e colaborativas.

Entre as principais, podemos citar o projeto “Rede Colaborativa do Bem”, atividade integrada do Ibef Mulher, que junto com entidades parceiras beneficiou mulheres microempreendedoras do bairro Bom Jardim, em Fortaleza, com conhecimentos e oportunidades, além de ações para diferentes públicos afetados, como a doação de 500 cestas básicas por meio do projeto “Ibef Solidário”, beneficiando entidades que cuidam de idosos, como a Fundação Bezerra de Menezes, Liga de Assistência Evangélica Érico Mota, dentre outras.

Além disso, em complemento aos 23 eventos virtuais e temáticos realizados, lançamos o e-book “Finanças Pessoais em Tempo de Crise: 50 Dicas Práticas”, cujo objetivo foi orientar e nortear a população sobre como organizar as finanças pessoais. O contexto foi desafiador, mas o grande executivo é colocado à prova quando dispõe de ferramentas e recursos limitados.

E foi o que a pandemia nos ofereceu. Além de gerir os negócios, precisávamos nos preocupar com a saúde dos nossos colaboradores e familiares diante de um inimigo invisível. Para o futuro, vemos o Ibef-CE com grande representatividade e destaque na sociedade. Findamos a gestão acreditando que, a partir de agora, podemos ter mais esperança quanto ao desenho de um novo cenário no país