Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

TCU autoriza a reformulação de contrato da Transnordestina

Transnordestina. Foto: Blog do Planalto/Fotos Públicas

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Tribunal de Contas da União (TCU) garantiu hoje, nesta terça-feira, 13, permissão para reformulação de contrato da construção da ferrovia Transnordestina, projeto este que conta com 1,7 mil quilômetros de estrada de ferro e que busca interligar os portos de Pecém, no Ceará, ao de Suape, em Pernambuco, passando pelo cerrado piauiense.

Segundo o deputado federal Danilo Forte (União-CE), a decisão exibe uma oportunidade para a retomada da obra e a consequente geração de empregos. “Essa obra é de enorme importância como alternativa para a geração de emprego no Nordeste, que vive um momento difícil na economia”, lamenta.

“É um absurdo que uma obra tão importante, que já movimentou tantos recursos, só agora esteja ganhando um novo direcionamento, proativo, no sentido da concretização do projeto”, ressaltou o deputado.

A Transnordestina tem uma grande importância estratégica para o Ceará. Isso porque será em Caucaia a instalação do parque ferroviário de chegada e saída do Pecém e também o seu Terminal de Uso Privado (TUP).

Levantamentos apontam que a obra já custou cerca de R$ 6 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mesmo sem estar perto de ser finalizada. Com a promessa de conectar 81 municípios, a ferrovia objetiva integra os centros produtores do Nordeste aos principais pólos de exportação do país, além de aproximar o escoamento do Centro-Oeste e de mercados internacionais como Europa e Ásia.

Leia Mais
+Obra fundamental para o Ceará, Transnordestina vive impasse que precisa ser resolvido
+Com Daniel Dantas interessado na Transnordestina, sonho de Pernambuco reacende
+Governador de Pernambuco se articula para manter Transnordestina e diz que Suape é mais barato que Pecém

Mais notícias